segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Um cenário para sempre irrepetível

Uma vez que no passado dia 22 a Ordem dos Pregadores (vulgo de São Domingos) celebrou oficialmente os seus 800 anos e dado ser este convento um dos temas mais queridos para mim da história portuense, aproveito para mostrar mais uma das raras imagens que mostra a sua desaparecida igreja, num ângulo em que surge "acompanhada" da sua congénere franciscana que felizmente ainda existe (ambas inseridas no tipo de construção que se costuma nomear de gótico mendicante).

Esta imagem, valiosa precisamente por mostrar ambos os templos, torna mais real o já conhecido facto de os dois conventos se encontrarem muito perto um do outro; ainda que em disposições espelhadas.
OBS: Estou em crer ser a foto de Maio/Junho de 1865, início da demolição do convento dominicano, por se encontrar já um pouco desbastada a parede do antigo cenóbio dos Padres Pregadores.

I

Para termo de comparação, veja-se abaixo uma imagem dos anos 80 do século XIX, onde se vêm já casas no local onde existiu o convento, bem como um terraplano mais ou menos uniforme onde viria a surgir em breves anos o Mercado Ferreira Borges e que por séculos fora a horta dos frades.

II


2 comentários:

  1. Gostei imenso. Sobre a abertura da avenida da boavista não têm nada?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado.

    Para lhe ser sincero ainda não me pesquisei sobre a rua e avenida da Boavista.

    Não prometo que nas mais próximas postagens o faça, mas irei procurar informação sobre a avenida para colocar neste blogue.

    ResponderEliminar