sábado, 19 de março de 2016

Nota de rodapé n. 5 - da igreja de Vale da Piedade...

No Periódico dos Pobres no Porto do ano de 1845 encontram-se as seguintes curiosas referências ao convento de Vale da Piedade:

1.ª notícia: 28 de Março de 1845.
Há dias que se anda demolindo a fachada da igreja  de Santo António de Vale da Piedade, que rematou o senhor Castro e Silva, diz-se que a pedra vai vendida para uma igreja do Rio de Janeiro.

2.ª notícia: 26 de Maio de 1845.
Esta-se demolindo a igreja de Santo António de Vale da Piedade: esta igreja achava-se com a abóbada abatida e sem os ornatos de madeira desde que foi incendiada nos tempos do cerco. Era uma edificação, se não de grande merecimento artístico, clássica pelo seu local, o segundo templo de Vila Nova, e sem outros na vizinhança. É mais uma providência que atesta tristemente da superintendência do Governo Civil no aproveitamento dos edifícios nacionais*.

Fachada do edifício em 1833

O edifício na atualidade

* Edifícios nacionais refere aqui mais especificamente os conventos, mosteiros e afins, por esse país fora nacionalizados em 1834.

1 comentário:

  1. Bom post! Tens que um dia fazer um sobre o convento de Santa Rita, a propósito da guerra civil (já sei que não é Porto, mas é perto).
    Continua! Abraço!

    ResponderEliminar