quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Quem adivinha onde é?

Bem, esta postagem é em certa medida um teste. Um teste para ver se eu ainda tenho seguidores por aqui, dado que tenho andado mais ou menos arredado do meu blogue, não o alimentando tão convenientemente como desejava. Tudo fruto de canalizar o tempo livre que sobra depois do ganha pão, para seguir com o projeto de um livro sobre o anterior convento dominicano do Porto (o qual nem sei se alguma vez nascerá!).

A imagem que apresento abaixo, é parte de uma fotografia em depósito na biblioteca nacional francesa. É minha intenção coloca-la numa postagem que está parada há uns tempos mas que está prometida para aqui colocar mais para a frente.

Creio que o local é fácil de identificar, não tanto exactamente o que lá se encontra. Então, quem me saberá dizer o que vê na sua frente, do lado esquerdo?




4 comentários:

  1. Não sei ao certo o que se vê, para além da escadaria, mas que é junto à Porta Nobre, lá isso é.
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde caro Gabriel,

    há quanto tempo! :)

    Não há dúvida que é perto da porta nova ou nobre.

    Mais precisamente na reentrância que existia de acesso ao postigo dos banhos. O mais notável da foto, do meu ponto de vista, é que aqueles muros que ali estão não são os atuais mas sim a muralha fernandina original. Este foi o último ponto a desaparecer do antigo bairro dos Banhos.

    Será que a muralha ainda lá está "submersa" num mar de entulho? É fascinante pensar nisso. Mais tarde publicarei uma outra foto que mostra algo ainda mais fascinante e elucidativo da sobreposição de camadas...

    Um abraço,
    A Porta Nobre

    ResponderEliminar
  3. Parece-me ser em frente à antiga Porta Nobre e forte de S. Filipe. De notar, em Gaia, o aqueduto que levava a água para o Convento da Serra do Pilar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A porta nobre ficava uns 50 metros atrás do fotografo. Na verdade aquele muro em primeiro plano que vemos é a muralha fernandina na reentrância que fazia para o pequeno cais dos banhos, que ainda lá está nesta foto. Embora o casario da rua de cima do muro já tivesse sido todo ele demolido (aliás a foto é já da fase final da construção da sapata que vai dar apoio ao terminal ferroviário; a rua Nova da Alfândega estava já finalizada.

      Naquele local temos agora a Polícia Marítima.

      Cumprimentos,
      A Porta Nobre

      Eliminar