sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mercados de vida curta (adenda)

Em Junho de 2011, nesta postagem: http://aportanobre.blogspot.pt/2011/06/extintos-mercados.html , eram referidos os mercados de ferro construidos na cidade nos anos 80 do século XIX construídos na arquitectura em ferro, tão popular à época.

E ficou no ar uma interrogação sobre se seria o ferro do Mercado do Peixe em Aveiro, aquele que a Câmara do Porto vendera a Aveiro quando desmantelou os tais mercados. Na ausência de fotografias ou gravuras que os mostrem no local original no Porto, ou alguma referência que surja nos jornais Aveirenses (por exemplo), ficamos sem ter a certeza se serão estes os materiais provindos de tais mercados.

Contudo, na semana passada, passeando por Aveiro, passei pela Praça do Peixe e reparei nos pilares do tal mercado. E tal como os do Mercado Ferreira Borges aqui no Burgo, também neles estão gravadas as letras MASSARELOS - PORTO (ver fotos).

Note-se que isto apenas prova que foram construídos na Fundição de Massarelos, mas não invalida que tenha sido uma encomenda da própria Câmara de Aveiro.
Contudo, estas "provas circunstanciais" poderão já apontar para o facto que estes poderão ser realmente os materiais originais dos extintos mercados do Largo da Aguardente (actual Praça do Marquês) e do Poço das Patas (actual Campo 24 de Agosto).

Novamente apelo a um Aveirense (ou Portuense) que saiba um pouco da história destes Mercados, para deixar um comentário a esta postagem, elucidando-nos!



Sem comentários:

Enviar um comentário