terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Um projecto que nunca foi avante...

No Arquivo Histórico Municipal do Porto, na casa do Infante, encontra-se armazenada preciosa documentação sobre a história e evolução da cidade, da sua urbanização, desenvolvimento, suas gentes...

A imagem abaixo mostra um projecto de Setembro de 1893, para estabelecer-se uma ligação entre a cidade alta e a cidade baixa, através do morro da Vitória, passando pela Rua de Ferreira Borges.

O projecto, guardado neste arquivo onde se apresentam várias plantas cuidadosamente desenhadas mostrando como funcionaria o mecanismo do tramway e suas partes, englobava um ascensor ao jeito do que existiu nos Guindais e também um outro vertical como o existente actualmente na Ribeira, e tem o seguinte título:

Projecto de um tram-way cabo destinado ao transporte de passageiros entre a Rua do Infante D. Henrique e o Largo de S. Domingos sobre a Rua Ferreira Borges
e
Projecto de um ascensor vertical destinado ao transporte de passageiros entre este último ponto e o Jardim da Bateria da Vitória



O projecto contudo não foi avante. Talvez motivado pelo desastre do ascensor dos Guindais, a cidade do Porto, uma das cidades que naquela época provavelmente mais utilidade acharia em semelhante meio de transporte, fechou as portas à sua existência; de vez!

Fica aqui esta imagem para recordar o que poderia ter sido, e uma outra mostrando abaixo o local onde ele iria começar e terminar.




NOTA: Para quem tiver tempo e vontade aconselho passarem no AHMP e verem esta planta e as outras associadas com mais pormenor, por forma a ficarem com uma melhor ideia de como estava este projecto desenvolvido. Além das plantas (esta por exemplo tem o tamanho de uma mesa de jantar de natal...) existe também a memória descritiva do mesmo, que abre o volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário