segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Antes da Avenida

Não posso dizer que esta postagem seja totalmente original. Ou por outra, ele é-o, mas a ideia, embora pensada desta cabeça, adveio de certas dúvidas que os seguidores do PORTO DESAPARECIDO no facebook tiveram, aquando da visualização de uma fotografia antiga da R. de D. Pedro (nome pelo qual ficou mais conhecida, embora já na república se denominasse Rua de Elias Garcia).

Esta artéria citadina rasgada na zona do antigo bairro do Laranjal desapareceu, como quase todo ele, na segunda década do século XX para dar lugar à Avenida dos Aliados, aliás, Avenida das Nações Aliadas (da primeira guerra mundial).

Abaixo reproduzo a imagem retirada directamente da página do facebook atrás mencionada, e mais abaixo uma fotografia minha tirada no local onde estava, mais metro menos metro, o fotografo que tirou a outra à cem anos atrás.

É difícil de acreditar mas é o mesmo lugar!

2 comentários:

  1. Em 1982, o Grupo IF (Ideia e Forma), que se dedicava a fazer exposições de fotografia, apresentou no Museu Nacional de Soares dos Reis, a exposição "PORTO, ESQUINAS DO TEMPO. Esta exposição era composta por mais de 120 conjuntos de duas fotografias: uma era a "antiga", "antes", reproduzida de negativos originais ou de provas em papel e de postais; a outra, "actual", "nova" , feita pelos elementos do Grupo IF. Era o "antes" e o "depois". Desta exposição que levou ao Museu Nacional de Soares dos Reis uma verdadeira multidão de visitantes, existe um catálogo profusamente ilustrado. Agora, embora ninguém se referindo a esta exposição, proliferam os "antes" e "depois" na Internet...... Fica aqui o esclarecimento, que como um dos membros do Grupo IF (o grupo era formado por António Drummond, João Paulo Sotto Mayor, José Carlos Príncipe, José Marafona, Luis Abrunhosa, Manuel Magalhães - eu próprio-, Manuel E. A. Sousa) julgo importante dar a conhecer, talvez a uma geração que pelos vistos tem algumas faltas de conhecimento sobre realizações que foram julgo que pioneiras, na cidade do Porto.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Tenho de facto uma cópia desse catálogo que foi sem dúvida a minha inspiração para este género de fotos antes/depois. Infelizmente era ainda muito novo quando a exposição decorreu.
    O catálogo tem fotos muito boas mas infelizmente a sua maioria são demasiado pequenas (4 fotos por página).

    Tenho pena que a exposição não seja reposta pois tenho a absoluta certeza que apesar da "abundância" que a internet e as câmaras digitais nos dão, ela seria novamente um sucesso!

    Obrigado por me dar a conhecer um pouco mais dos mentores por detrás desta exposição/publicação!

    Um abraço,
    A Porta Nobre

    ResponderEliminar