domingo, 2 de junho de 2013

Rede de Tracção Eléctrica na cidade do Porto 2

E eis a segunda imagem da rede de carros eléctricos e troleicarros da STCP nos anos 60 do século passado.

Esta será, digamos, a mais "sumarenta" em termos de saudades para quem me está a ler Trata-se do mapa da parte central da rede, no centro do Porto, quase na sua máxima extensão ainda com a maioria das linhas activas.

Este mapa mostra todas as linhas, bem como as remises de Massarelos e Boavista.
Nele surgem também os canais ferroviários com as estações: Boavista, Trindade, S. Bento e Alfândega.

Como curiosidade, permitam-me acrescentar que a linha 1 - no fundo a linha de maior "mística" da rede - foi durante bastante tempo feita em conjunto com a linha 9 para Ermesinde.
O Eléctrico vinha de Leça com o seu atrelado, no Infante deixava-o ficar bem travado e com um conductor (vulgo pica), a aguardar que ele fosse à Praça dar a volta... mas não seria o mesmo veiculo que o vinha buscar. Isto porque, chegando à Praça, o Guarda-Feio mudava a chapa de 1 para 9 e lá seguia ele até Ermesinde!!! Ou seja, o mesmo veiculo fazia duas carreiras completamente independentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário