quarta-feira, 15 de maio de 2013

Capitéis manuelinos do Convento de S. Bento de Avé-Maria

Aquando da extinção do Museu Municipal, o espólio pétreo deste transitou por algum tempo para o claustro da Biblioteca Pública Municipal. Entre outras preciosidades, encontravam-se estres três capitéis da igreja manuelina do Convento de S. Bento de Avé-Maria.
Esta igreja ardeu e foi substituida pela barroca (amplamente fotografada e documentada) antes de desta própria ser arrasada - bem como todo o restante convento - para a construção da Estação de S. Bento.
Resta saber se estes capitéis estavam integrados na construção barroca ou se estavam dispersos pelo terreno como foi o caso dos elementos encontrados na Sé aquando da sua desbarroquisação por parte da DGMEN.
Um arco manuelino completo encontra-se neste momento a emparedar o sepulcro das monjas deste convento, no Cemitério do Repouso.




Resta saber onde param estes capiteis... em princípio estarão no Museu de Etnografia e História do Douro Litoral (era este o nome dele?), a S. João Novo; mas também poderão estar no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Já agora, era bom que aquele museu reabrisse. Já haverá diligências para isso? lá encontram-se fechados e ocultos do quem os quiser ver e estudar, precisosos elementos de toda a nossa região.

Fonte da imagem: http://gisaweb.cm-porto.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário