domingo, 29 de novembro de 2009

A Capela dos 3 Reis Magos

No antigo palacete onde se encontrava a Câmara Municipal do Porto, até 1915, existia uma capela privada para uso das gentes da casa mas com abertura para a rua. Esta capela teve também que ser demolida aquando da abertura da Avenida dos Aliados. Ela encontrava-se sensivelmente onde hoje começa a faixa de rodagem ascendente da mesma avenida. No entanto, e ao contrário da hecatombe que tudo ou quase tudo levou, a pedra desta capela foi comprada por um indivíduo e foi deslocada (em carros de bois com certeza) para Cantanhede, mais precisamente para uma terra chamada Pocariça, onde ainda pode ser admirada. Eis em baixo uma foto dessa mesma capela que já estava no local mais central da nossa cidade, mas que agora prossegue a sua vida - e ainda bem - num ambiente algo mais calmo. Não há, infelizmente, muitos exemplos desses.


Imagem extraida de: www.cm-cantanhede.pt

2 comentários:

  1. Esta capela pelo menos sobrevive. Onde estão as Capelas que estavam ao lado do antigo Teatro S. João antes do incendio e a que estava junto ao Dispensário da Rainha D. Amélia e em frente ao último Torreão das Muralhas Fernandinas ?

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente abandonadas por ai numa pedreira qualquer.. Ou parcialmente aproveitadas para pedras da embelezamento no Parque da cidade ou no recente Parque oriental.. onde abundam os aproveitamentos de blocos de pedra de antigos edifícios demolidos.

    ResponderEliminar