quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Porta Nobre da Cidade do Porto

A Porta Nobre era uma das entradas medievais e renascentistas na cidade do Porto, situada grosso modo a meio da actual rua Nova da Alfândega (se bem que a uma cota inferior). Inicialmente um simples "postigo" da muralha que abraçava a cidade, foi alargada e elevada a categoria de porta durante o reinado de D. Manuel I.

Segundo se diz era por ela que entravam os mais altos dignitários que demandavam esta cidade, atravessando o rio vindos de Gaia ou aqui aportavam na já desaparecida praia de Miragaia. De seguida seiam pela rua dos Cobertos (em grande parte ainda existente com o nome de rua de Miragaia) até à dita porta e faziam a sua entrada na cidade pelo Bairro dos Banhos, quase completamente demolido no século XIX para dar lugar ao novo arruamento.

Esta porta, também chamada de Nova, existiu até 1871; ano em que foi sacrificada em nome do progresso e com ela um pouco mais da história e da memória da cidade. Porque mesmo às pedras, por vezes, só lhes falta falar...

Na imagem 1 podemos ver parte da rua Nova da Alfândega, precisamente a que interessa para esta situação. A linha recta vermelha, na vertical, parte das escadas do Caminho Novo seguindo até à área assinalada com um circulo onde existia um fortim construído já no século XVI e que foi ultimamente usado como prisão militar e depósito de armas(?). Dai a muralha seguia pela linha horizontal até à Ribeira. Desse troço de muralha apenas subsiste o denominado muro dos bacalhoeiros.


Imagem 1 do googelmaps.


Não escolhi esta imagem por acaso... vêem como a linha vermelha se interrompe algures? Deixei esse bocado assim pois que aquando do famoso projecto "DOCAS" da proprietária do terreno, a REFER, foi encontrada no âmbito de sondagens arqueológicas prévias, um troço desse velho e venerado muro!

Pelos vistos os nossos bisavós não deitaram tudo a baixo... parte da muralha ainda lá está! De facto talvez ficasse dispendioso - e até desnecessário - desmantelar pedra a pedra dado que a rua a abrir seria a uma cota mais alta. Por isso a certa altura bastou entulhar! Por consequência deixando parte do passado ali enterrado ad iternum, à guisa de sepultura.

Na imagem 2 algo diferente. Peço desculpa antes de mais pela fraca qualidade da ampliação. Mas ela é já de si de fraca qualidade quer pela antiguidade quer pelo método fotográfico usado bastante granuloso.
Com algum esforço podemos ver nessa imagem a Porta Nobre! Uma das poucas imagens fotográficas subsistentes em que e mesma é visível. À esquerda temos a actual rua de Miragaia com os seus arcos e à sua frente o já quase inexistente areal de Miragaia onde está a ser construída a sapata da nova alfândega. Precisamente ao centro da imagem, numa zona escura nota-se o recorte ainda mais escuro de uma abertura... a Porta Nobre! :-)

Imagem 2 de O Porto e os seus fotógrafos.

PS - Numa obra futura naquela zona, não seria descabido desentulhar o que se encontra no parque de estacionamento da Alfândega e colocar à vista, preservado e limpo, mais um troço dessa espectacular muralha que um dia circundou, defendeu e protegeu a cidade do Porto. No restante poderia, por exemplo, construir-se um espaço ajardinado, dando uma nova e refrescada imagem à rua Nova da Alfândega, parte integrante do postal ribeirinho da cidade. O parque de estacionamento talvez sofresse uma redução de alguns lugares, mas creio que valeria bem o sacrifício...

____
(post reformado em 01/02/2017)

4 comentários:

  1. Your blog is incredibly informative and I thank you for it. I am particulrly interested in the Dock at the New Customs House, I am looking for information on railway that may have served the docks, I have found no information or images yet, do you know of this railway?
    Thank you and keep up the good work!

    (google translate)
    Seu blog é incrivelmente informativo e agradeço-lhe por isso. Estou particulrly interessados no Dock com os novos costumes House, estou procurando informações sobre a estrada de ferro que podem ter servido nas docas, tenho encontrado nenhuma informação ou imagens, no entanto, você sabe desta estrada de ferro?
    Obrigado e continue o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Yes. About pictures they are rare but I think in the future I may find and post some here.

    A child I used the play sometimes on those tracks when the Locomotive and it's people weren there and that became deserted! Good times... :-)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, pôr a descoberto o que restava da Muralha e da Porta Nova era mais um motivo não só da lembrança da nossa história como tambem de interesse turístico. Mas nada se preza nesta santa terrinha...

    ResponderEliminar
  4. Excelente contribuição para o conhecimento da topografia e da história local!

    ResponderEliminar